Geral
Combustível é uma substância composta principalmente de hidrogênio e carbono, em proporções tais que, em presença de oxigênio queima liberando energia térmica. Queimando-se este combustível em um motor a combustão interna, a energia térmica pode ser transformada em energia mecânica.
Os combustíveis líquidos são os mais indicados para os motores de combustão interna, porque podem ser produzidos de forma econômica; possuem elevado poder calorífico; ponto de inflamação baixo e podem ser manejados e armazenados com facilidade.
Os combustíveis do motor a combustão interna mais comuns são:
Os combustíveis do motor a combustão interna mais comuns são:
- o álcool;
- o benzol;
- o óleo diesel;
- o querosene; e
- a gasolina
O Álcool é um excelente combustível e pode ser produzido com relativa facilidade. Dentre a infinidade de tipos os mais utilizados são:
- O Álcool Etílico (C2H5OH) pode ser produzido por hidrólise do eteno (C2H4), pela síntese do carvão e pelo processo biológico (fermentação), sendo este o mais econômico atualmente.
- O Álcool Metílico (CH3OH) pode ser produzido pela síntese do metano e retirado da madeira. É altamente venenoso, se ingerido ou absorvido, e queima com uma chama azulada, quase invisível nos ambientes claros.
- Os Álcoois são diferentes da gasolina ou do Benzol pelo fato de não ser um hidrocarboneto puro, pois contém oxigênio em sua constituição molecular (hidroxila). Torna o arranque a frio mais difícil, pois sua vaporização é lenta em baixas temperaturas, porém permite maior compressão em mistura, compensando o menor poder calorífero.
Queima-se sem desprender odores nocivos, não faz fumaça e não forma principalmente em motores de veículos.
Existem estudos, em avançado progresso, tentando construir motores alimentados por álcool, adaptados a aviação, principalmente de pequeno porte.
O Benzol ou Benzina são nomes comerciais do Benzeno (C6H6), um Sub-produto da destilação do coque e alcatrão, era misturado a gasolina por sua qualidades anti-detonantes. Contudo é excessivamente tóxico, sobretudo para o coração. Altamente inflamável, era utilzado em pequenos motores automotivos, porém em virtude de sua toxidez e de seu alto ponto de congelamento (1° a 4°C) foi abandonada a utilização como combustível, sendo utilizado como dissolvente e substância de partida da síntese de corantes e remédios.
O óleo Diesel constitui a fração de petróleo que destila entre 200°C e 300°C. É empregado por injeção direta nas câmaras de combustão, micro pulverizado devendo apresentar gotículas de tamanho máximo de 14 micra, sendo também injetado ar, na proporção equivalente, devendo autoinflamar-se por compressão. Importante fator no Óleo Diesel é o índice de cetano que á taxa de compressão crítica avaliada em motor C.F.R. (Cooperativa Fuel Research) em que se estabeleceu uma relação entre a Cetana (C16H34) e o Alfa-Metil_Naftaleno, aos quais se estabeleceu índices 100 e 0 (zero) respectivamente, como para o índice de octanas na gasolina. Todo o combustível em exame no motor CFR é comparado com uma mistura dos Alfa-Metil-Naftalena e cetana e a proporção centesimal dos compostos determina o índice de cetana do combustível em exame.Outro fator de importância é o baixo poder de inflamação e para corrigir adicionamos alguns compostos químicos visando acelerar a combustão total.
O óleo Diesel constitui a fração de petróleo que destila entre 200°C e 300°C. É empregado por injeção direta nas câmaras de combustão, micro pulverizado devendo apresentar gotículas de tamanho máximo de 14 micra, sendo também injetado ar, na proporção equivalente, devendo autoinflamar-se por compressão. Importante fator no Óleo Diesel é o índice de cetano que á taxa de compressão crítica avaliada em motor C.F.R. (Cooperativa Fuel Research) em que se estabeleceu uma relação entre a Cetana (C16H34) e o Alfa-Metil_Naftaleno, aos quais se estabeleceu índices 100 e 0 (zero) respectivamente, como para o índice de octanas na gasolina. Todo o combustível em exame no motor CFR é comparado com uma mistura dos Alfa-Metil-Naftalena e cetana e a proporção centesimal dos compostos determina o índice de cetana do combustível em exame.Outro fator de importância é o baixo poder de inflamação e para corrigir adicionamos alguns compostos químicos visando acelerar a combustão total.
O Querosene, em termos gerais, constitui a fração de Petróleo que destila entre 150 °C e 300°C. Foi o principal derivado do Petróleo no século passado e até a segunda década deste século, sendo muito empregado em inluminação, maçaricos, refrigeração, aquecimento e outros. Modernamente constitui combustível de importância para os motores de aviação de propulsão a jato com ligeiras modificações de suas características. O Querosene de aviação utilizado em nosso país e produzido pela PETROBRÁS, conforme o manual de pordutos desta companhia são:
QAV-1, conhecido internacionalmente pela sigla JET-A-1, está disponível em quase todos os aeroportos do país. Com o ponto de congelamento = - 50°C e densidade 20°C = 0,79 Kg/l.
QAV-4, de designação internacional JET-A-4, segundo informações da Petrobrás Distribuidora, só está disponível em Aeroportos internacionais do Brasil, sendo marcante a diferença do ponto de congelamento = -60°C e a densdidade = 0,75 Kg/l.
QAV-1, conhecido internacionalmente pela sigla JET-A-1, está disponível em quase todos os aeroportos do país. Com o ponto de congelamento = - 50°C e densidade 20°C = 0,79 Kg/l.
QAV-4, de designação internacional JET-A-4, segundo informações da Petrobrás Distribuidora, só está disponível em Aeroportos internacionais do Brasil, sendo marcante a diferença do ponto de congelamento = -60°C e a densdidade = 0,75 Kg/l.
A gasolina em geral é produzida por três tipos:
1 - A obtida pelo processo de destilação fracionada;
2 - A originada pela decomposição dos hidrocarbonetos (processo cracking); e
3 - A obtida por absorção.
A maioria das gasolinas de aviação e automotiva resultam da mistura destes 3 tipos; esta característica tem por finalidade a obtenção de um combustível que apresente variada gama de flexibilidade na aplicação nos motores de combustão interna.
COMPOSIÇÃO DA GASOLINA
É composta de várias frações ou partículas, sendo que cada uma delas possui uma característica Física difenrente; algumas são leves e altamente voláteis e outras pesadas e menos votáteis.
Estas frações ou partículas se vaporizam entre 36°C e 220°C. Esta variação, que determina a volatibilidade da gasolina é chamada "limite dos pontos de ebulição" ou " limite de destilação".
Os limites dos pontos de ebulição são determinados, destilando-se uma certa quantidade de combuj]stível em um aparelho padrão, conforme a MB-45 ABNT-IBP. A primeira gota de gasolina vaporizada e condensada cairá num recipiente entre 36°C e 50°C; 10% da mamostra evaporará até 70°C; 50% da amostra evaporará até 140°C; 90% evaporará até 200°C e evaporará totalmente até 220°C.
As siglas nacionais das gasolinas de aviação são os seguintes:
AVGAS 100: para gasolina de aviação de 100/130 octanas
AVGAS 115: para gasolina de aviação de 115/145 octanas
ENERGIA CONTIDA NA GASOLINA
A energia térmica, contida num combustível, é o seu valor térmico ou poder calorífico e é medido pelo B.T.U. (Unidade Térmica Britânica) ou Kcal por litro. O motor a combustão interna tranforma o calor do coumbustível em força rotativa.
A energia potencial contida num litro de combustível poderia deslocar uma aeronave por 500 Km. Entretanto, apenas 5% em média da energia calorífica da gasolina é tranformada em força aproveitável pelos motores.
As perdas em média são:
- sistema de resfriamento.............................. 35%
- Gases de EScapamento................................ 35%
- Tubo de escape............................................. 2%
- Atrito do Motor............................................ 6%
- Atrito transmissão hélice............................ 4%
- Recuo da hélice............................................. 5%
- Resistência do ar e outros............................ 8%
TOTAL.......................................................... 95%
INDICE "OCTANA"
INDICE "OCTANA"
Na prática esta qualidade é designada pelo n° de Octanas (N.O.) ou octanagem do combustível. Para isso, desiganam-se combustíveis padróes de qualidades anti-detonantes. Antagônicas com a ISO-OCTANA a qual atribui-se valor 100 e a heptana valor 0 (zero)
Misturas destes combustíveis são ensaidas em um motor monocilindro padronizado C.F.R., cuja taxa de compressão é variável. Neste motor varia-se a taxa de compressão, até provocar a detonação da mistura com x% de iso-octana e (100-x) de heptana. O combustível que se comporta no C.F.R. como uma mistura acima terá um N.O.=x
Identificação de Combustíveis
63 / 68 octanas.......................................... gasolina amarela
80 octanas.......................................... gasolina incolor
91 / 96 octanas.......................................... gasolina azul
100 / 130 octanas......................................... gasolina verde
115 / 145 octanas......................................... gasolina púrpura ou roxa
obs.: Quando a gasolina é identificada por dois índices o primeiro significa o n° de octanas em mistura pobre e o segundo em mistura rica.
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