King Air C-90 é uma aeronave bimotor de pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorizaçãoturboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft (atualmente Beechcraft Corporation), que utilizou como base o projeto de bimotor a pistão da década de 1960 chamadoQueen Air, da mesma marca.1 2
O grande sucesso do projeto King Air (uma variedade de modelos de aeronaves turboélice, iniciada na década de 1960 com o A-90 e, posteriormente, o B-90) é o resultado de uma feliz combinação de características positivas, entre elas a robustez estrutural, design da fuselagem com seção transversal semi-quadrada adotada pela Beechcraft, trem de pouso com amortecedores de longo curso, pressurização e, na época de lançamento, aeronave já motorizada com o motor turboélicePT6-A da marca Pratt & Whitney, resultando em maior velocidade de cruzeiro e altitudes mais elevadas de cruzeiro, em relação aos modelos de aeronaves a pistão.3
Toda a linha King Air de aeronaves turboélice acumula mais de 7.000 aeronaves produzidas, inluindo os modelos C-90, F-90,B-200 e 350, um grande sucesso de vendas.4
King Air 350
- Motorização (potência): Pratt & Whitney PT6-A (1.050 shp / cada);
- Pista de Pouso: Aprox. 1.500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. Aprox. 2.400 quilômetros (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 420 litros (QAV) / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
- Capacidade: 8 ou 10 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 14,2 metros;
- Envergadura: Aprox. 17,6 metros;
- Altura: Aprox. 4,4 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 6.800 kg;
- TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 540 km/h;
- Teto de serviço: Aprox. 10.000 metros;
- Preço: Aprox. US$ 2,5 milhões (usado / bom estado de conservação);
King Air B-200]
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PT6-A (850 shp / cada);
- Pista de pouso: Aprox. 1.300 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 2.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 400 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
- Comprimento: Aprox. 13,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 16,6 metros;
- Altura: Aprox. 4,5 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 5.650 kg;
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 540 km/h;
- Teto de serviço: Aprox. 10.000 metros;
- Preço: Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);
King Air C90B
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PT6-A (550 shp / cada);
- Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 340 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,13 litro / passageiro / km voado;
- Comprimento: Aprox. 11 metros;
- Envergadura: Aprox. 15 metros;
- Altura: Aprox. 4,4 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 4.580 kg;
- Capacidade: 4 ou 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 470 km/h;
- Teto de serviço: Aprox. 9.100 metros;
- Preço (C-90): Aprox. US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);
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